Páginas

25 de fev. de 2014

Chia, uma semente poderosa!


Olá queridos leitores!

Hoje vou falar um pouco sobre os benefícios da Chia, uma sementinha poderosa e muito nutritiva.

Originária do México e Colômbia, o grão da chia ( Sálvia Hispânica) é fonte de vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina), minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre), fibras dietéticas e ácidos graxos (ômega 3 e 6). É a semente que apresenta maior teor de proteínas quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta.

Conheça alguns dos seus benefícios:

* Tem ação anti-inflamatória, porque o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.

* Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

* Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.

* É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

* Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico.

* Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.

* O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3 presente tem efeito anti-hipertensivo.

* A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

* Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.


Bora incluir as sementes de chia na dieta, pessoal! Vai bem no iogurte, na vitamina, no suco, na tapioca, em preparações de bolos, tortas, pães, na salada, com frutas, enfim, uma infinidade de opções. Use a criatividade e tenha mais saúde!

Espero que tenham gostado!
Beijos...
                    Pati.




2 comentários: